Redução na anuidade: últimos dias para pagamento com vantagem de 22%

27/01/2023
Está em vigor até o dia 31 de janeiro a vantagem de 22% para o pagamento da anuidade em 2023. O novo valor, de R$ 959,60, foi aprovado pelo conselho seccional e pode ser pago em cota única ou em até três vezes no cartão de crédito. Para o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, a medida tem o objetivo principal de auxiliar os advogados e as advogadas que sentiram o impacto da pandemia da Covid-19.

“Passamos pela maior crise da história. Por isso, era fundamental possibilitar a redução da anuidade já para 2023. Entretanto, a diminuição no valor do pagamento não significa uma redução nos investimentos para a advocacia gaúcha. Pelo contrário: neste ano, a OAB/RS vai investir ainda mais em estrutura na capital e no interior, oferecer mais aperfeiçoamento profissional, promover grandes eventos, como a continuidade da Cidade da Advocacia, e reforçar a atuação da entidade na constante defesa das prerrogativas e dos honorários – compromissos inegociáveis da nossa gestão”, disse Lamachia.

Já o tesoureiro da Ordem gaúcha, Jorge Fara, lembrou que o pagamento da anuidade é revertido integralmente em vantagens à advocacia. “Todos os benefícios oferecidos pela nossa instituição são o retorno do investimento que a advocacia do RS faz quando realiza o pagamento da anuidade”, comentou.

Outras condições

Outras alternativas disponíveis à advocacia gaúcha são: o parcelamento da anuidade em doze vezes no cartão de crédito ou o pagamento em até doze vezes por meio de boletos. Para o pagamento em doze parcelas não há incidência dos descontos referenciados na cota única. Clique aqui para mais informações.

Transparência, responsabilidade e retorno

A OAB não recebe recursos públicos. A anuidade é a única forma de arrecadação para oferecer a toda a classe melhora no atendimento e busca de iniciativas para a valorização do advogado no seu dia a dia, passando pelo cuidado com a sua saúde e de seus dependentes, e também pelo aperfeiçoamento para o exercício da profissão.

De acordo com o tesoureiro da Ordem gaúcha, Jorge Fara, todos os benefícios oferecidos pela instituição são o retorno do investimento da advocacia, que é feito por meio do pagamento da anuidade. “A redução do valor é uma forma de reconhecer a superação da advocacia em um momento econômico tortuoso do país, bem como de evidenciar os resultados de uma gestão responsável e comprometida. O advogado poderia pagar R$ 1.229,09 em 2023, mas como reduzimos o valor nominal e não aplicamos a inflação, ele terá a chance de pagar R$ 959,60 na cota única. Isto é muito significativo”, disse.

Desde 2007, a partir da gestão de Claudio Lamachia, a OAB/RS tem sido criteriosa na forma de conduzir a sua proposta orçamentária. Antes de ser aprovada pelo Conselho Seccional, para a análise dos conselheiros, a proposta passou tanto pela Comissão de Orçamento e Contas, quanto pela análise dos membros da 3º Câmara recursal, culminando na aprovação unânime do conselho seccional. Além disso, desde 2007, as contas da OAB/RS, sempre foram aprovadas pelo CFOAB com louvor – o que comprova a responsabilidade e a transparência da OAB gaúcha com seus recursos.