Login
Não possui cadastro? Clique aqui para se cadastrar
Notícias
OAB Caxias realiza fiscalização dos dados da votação eletrônica
27/09/2022
Créditos de imagem: Ivan Sgarabotto | OAB - Subseção de Caxias do Sul
A OAB - Subseção de Caxias do Sul, na manhã desta segunda-feira, 26, esteve no Cartório Eleitoral de Caxias do Sul, para realizar a inspeção e a conferência dos dados nas urnas eletrônicas que serão usadas para a votação no próximo domingo, 2 de outubro.
A presidente, Ana Carla Hendler Gava Furlan; o vice-presidente, Mauricio Rugeri Grazziotin; a secretária da Comissão Especial de Pleitos Eleitorais – CEPE, Fernanda Pimentel e a integrante da comissão, Andressa Bossler; foram os representantes da entidade no evento de fiscalização para as Eleições 2022.
A ação que estava aberta para toda a população, tratou-se do processo de verificação dos sistemas durante a carga das urnas. “Pelo calendário, no dia 26 de setembro, é a última data para a carga nas urnas, ou seja, estamos com 100% dos sistemas inseridos nos equipamentos”, explicou o servidor do TRE-RS, Edson Moraes Borowski.
O procedimento consistiu na conferência dos sistemas, candidatos, dados da eleição e ao final a demonstração da votação. Os participantes receberam "colinhas", que foram utilizadas para a votação em papel e digitação nas urnas escolhidas pelas entidades participantes para a auditoria. Na última etapa, foram contatos os votos em papel e conferidos com o Boletim de Urna extraído da votação eletrônica.
Para legitimar a confiabilidade do processo das urnas para votação do pleito eleitoral 2022, a entidade já havia acompanhado a geração de mídias e carga nas urnas no dia 16 de setembro (sexta-feira), junto com o Ministério Público. Portanto, este procedimento da geração de mídias antecedeu à preparação das urnas eletrônicas.
As eleições em Caxias do Sul são coordenadas pelos juízes eleitorais, João Pedro Cavalli Júnior (16ª Zona Eleitoral), Taise Velasquez Lopes (136ª Zona Eleitoral) e Sérgio Fusquine Gonçalves (169ª Zona Eleitoral); os chefes de cartórios, Marcelo Reginatto (16ª Zona Eleitoral), Vicente Angelo Cadore (136ª Zona Eleitoral) e Edson Borowski (169ª Zona Eleitoral) e os promotores eleitorais, Cristiano Salau Mourão (16ª Zona Eleitoral), Fernanda Soares Pereira (136ª Zona Eleitoral) e Adrio Rafael Paula Gelatti (169ª Zona Eleitoral).
O pleito eleitoral deste ano tem a disputa para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. A votação eletrônica ocorre das 8h às 17h, em todo o Brasil (horário de Brasília).
Texto e fotos: Ivan Sgarabotto - MTB 20.537 | OAB - Subseção de Caxias do Sul
Voltar
Categorias