Notícias

Artigo da presidente da OAB Caxias | Outubro Rosa

01/10/2024
Artigo da presidente da OAB Caxias | Outubro Rosa

E a Lei n°13.733/18, Outubro Rosa.

Leis, artigos, normas, regramentos, decretos, estatutos, regimentos….

Nós, operadores da Lei, adoramos normas, regulamentações. Assim aconteceu com o mês de outubro, que recebeu um sentido especial, ao ser denominado como o mês que emprestou seu nome para uma causa tão nobre, o combate ao câncer de mama.

Outubro é o mês da conscientização sobre o câncer de mama!

Tal movimento ocorre mundialmente e em nosso País, em 16 de novembro de 2018, foi sancionada a Lei que dispõe sobre atividades da campanha Outubro Rosa.

Países do mundo inteiro utilizam-se da cor rosa para chamar atenção à causa e divulgam esta campanha que busca, com conscientização e tratamento precoce, diminuir esta doença que tanto fragiliza as mulheres.  

Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelo de mama feminina (10,5%).

Já nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.

Fazer o autoexame, controlar a alimentação, praticar atividades físicas, evitar consumir cigarros e álcool e amamentar, se for possível, são recomendações importantes!

Assim como muitas entidades, a Ordem dos Advogados do Brasil também se solidariza com a causa e por meio da Caixa de Assistência dos Advogados RS disponibiliza o exame preventivo a custo subsidiado, buscando incentivar o autocuidado e a saúde da advogada.

Os vouchers estão disponíveis para resgate no aplicativo da Caixa de Assistência dos Advogados até o dia 31 de outubro de 2024. Participe desta campanha maravilhosa que ganhou o mundo, mas que tem como objetivo você!!!

Reverberar esta causa é salvar vidas!!!!

Ana Carla Hendler Gava Furlan
Presidente da OAB - Subseção de Caxias do Sul

*Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer - INCA   

Voltar