Artigo | Dia da advocacia trabalhista – 20 de junho

20/06/2024
Na maior enchente da história do nosso Estado, centenas de cidades foram atingidas pela água, sendo algumas dizimadas. Dos 497 municípios existentes no Rio Grande do Sul, 478 sofreram os impactos das enchentes, o que representa 96,17% do total. Foram residências, empresas, escritórios de advocacia, sedes da OAB, todos os mais diversos serviços, que sofreram perdas totais ou parciais.

Como consequência disso, os prazos foram suspensos, assim como audiências e julgamentos que serão remarcados, foros fechados, enfim, o impacto é brutal para a economia, assim como, para a advocacia e a proteção dos direitos dos trabalhadores em todo o Rio Grande do Sul.

Portanto, no Dia Nacional da Advocacia Trabalhista, que é celebrado no dia 20 de junho há 61 anos, é uma oportunidade para destacar a importância desses profissionais, os quais têm um papel fundamental na defesa dos direitos dos trabalhadores, garantindo que as leis trabalhistas e os tratados internacionais sejam cumpridos e que os trabalhadores recebam as devidas proteções e benefícios. Também é um dia para refletir sobre os impactos das variações climáticas no nosso Estado, assim como em todo o planeta. O tema do meio ambiente é sem dúvida, hoje um assunto de primeira ordem e transversal com relação a outros temas que envolvem o ser humano.

Este é um momento importantíssimo no qual os advogados trabalhistas precisam orientar as empresas e os empregados sobre a necessidade de se unirem com o objetivo de diminuir os reflexos da calamidade. Mais do que em qualquer período, precisamos ir além das leis trabalhistas a fim de garantir as empresas e aos empregados, o amparo e o acolhimento neste momento de reconstrução.

Parabéns a todos os advogados trabalhistas pelo dia de hoje!

Paula Comunello Soares
Conselheira e coordenadora da Comissão de Direito do Trabalho - CDT, da OAB – Subseção de Caxias do Sul

Créditos de imagem: Jeferson Deboni | Divulgação OAB - Subseção de Caxias do Sul